sábado, 22 de novembro de 2008

A dietoterapia para ADL consiste em Óleo de Lorenzo, restrição de ácido hexacosanóico e gorduras, suplementação energética e vitamínico-mineral e suplementação de ácidos graxos essenciais(AGEs). Na apresentação do painel eu falo apenas do óleo. Aqui vão algumas informações sobre as outras etapas da dietoterapia.


Restrição de ácido hexacosanóico
Na terapia nutricional para ADL as outras fontes de gorduras devem ser restritas, pois o seu consumo em excesso pode diminuir ou anular o efeito do óleo de Lorenzo. Recomenda-se que forneçam 10 a 15% do valor calórico total (VCT) da dieta. Como o óleo de Lorenzo contribui com 20% do VCT, a dieta conterá no total 30 a 35% do seu VCT fornecido por gorduras.
O ácido hexacosanóico (C 26:0) está presente em maiores quantidades em alguns alimentos, os quais devem ser restritos. Van Duyn et al (1984) publicaram o teor de ácido hexacosanóico de 135 alimentos e detectaram, por exemplo, que há diferenças no teor deste ácido graxo de frutas e vegetais com e sem casca, sugerindo que estes sejam preferencialmente consumidos sem casca e sementes. Alimentos gordurosos em geral devem ser restritos, como as carnes gordas, embutidos, frios, leite e iogurte integrais, chocolates, sementes oleaginosas (como amendoim), óleo de milho e azeite de oliva, salgadinhos, batata chips, entre outros.

Suplementação energética e vitamínico-mineral
Devido à restrição alimentar imposta, a dieta pode ficar deficiente em vitaminas (A, D, E, C, ácido fólico), oligoelementos e energia. Esta avaliação deve ser individualizada, assim como a prescrição dos suplementos, quando indicados.
Como suplementos energéticos podem ser usadas fontes de carboidratos isentas de gorduras, como maltodextrina e outros polímeros de glicose.

Suplementação de ácidos graxos essenciais (AGEs)
Devido à restrição de gorduras, a dieta se torna deficiente em ácidos graxos essenciais, como o linoléico e alfa-linolênico. Geralmente o consumo de AGEs através do óleo de Lorenzo e da dieta hipogordurosa fica limitado a aproximadamente 2% do
valor calórico total. Para complementar, recomenda-se suplementar 1 a 2% do valor calórico total da dieta com óleos fonte destes ácidos graxos para evitar sua deficiência.
A relação ideal ácido linoléico:ácido alfa-linolênico é de 5:1, podendo variar de 4:1 até 10:1.
Considerando-se os óleos vegetais disponíveis no Brasil, sugere-se a utilização de óleo de girassol associado a óleo de peixe. Óleo de nozes é uma excelente opção, porém disponível em poucas localidades brasileiras.

2 comentários:

Thuane Oliveira disse...

Olá Alessandra!
Meu mome é Fernanda, sou estudante de nutrição aqui no Rio de Janeiro, e tenho muito interesse em saber mais sobre o oleo de Lorenzo. vou desenvolver uma monografia sobre esse tema, e gostaria, que se possivel, você me ajudasse, enviando artigos e o que vc tiver sobre o assunto. gostaria de te perguntar também se conhece alguem com essa doença. meu email é: feralle@hotmail.com

muito obrigada pela sua atenção Alessandra!
espero sua mensagem.
Abraços.


Fernanda

Unknown disse...

Olá boa tarde! Tenho um irmão com ALD, necessito de orientação, pois sou cuidadora dele,quem puder agradeço.